Após a notícia sobre a possibilidade de Donald Trump, atual presidente dos Estados Unidos, impor menos tarifas aos produtos importados do que havia prometido em sua campanha eleitoral, o dólar acabou registrando uma queda nesta segunda-feira (6), e chegando a R$ 6,11.
De acordo com o jornal “The Washington Post”, os assessores do presidente desejam tarifas mais altas para setores-chave em ligação à segurança do país, a exemplo, a energia e defesa. No entanto, Trump negou as informações através das suas redes sociais.
No entanto, a possibilidade de tarifas menores foi bem aceita pelo mercado, tendo em vista que isso reduziria a inflação nos Estados Unidos, e, com uma inflação menor, o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) não teria a necessidade de aumentas as taxas de juros.
Para além da redução das taxas, também estava prevista a divulgação de dados do mercado de trabalho nos EUA, programados para esta semana, e dando um indício sobre os próximos passos do Fed.
No Brasil, a inflação fechada do mês de dezembro deve sair na sexta-feria (10), mostrando um resultado que pode confirmar o estouro da meta da inflação prevista. A meta para o ano de 2024 era de 3%, e estaria cumprida se chegasse de 1,5% a 4,5%. Com esse cenário, o Ibovespa – indicador do desempenho médio das cotações para bolsas de valores e ações do Brasil – fechou em alta.