terça-feira, junho 24, 2025
InícioFatos CriminaisUm milhão de senhas do Facebook foram roubadas por apps maliciosos, diz...

Um milhão de senhas do Facebook foram roubadas por apps maliciosos, diz Meta
Os perfis afetados serão notificados nos próximos dias.



A Meta, empresa-mãe do Facebook, informou na sexta-feira (7) que cerca de um milhão de nomes de usuários e senhas da rede social foram comprometidos. Os perfis afetados serão notificados nos próximos dias.

Segundo a empresa, os “culpados” foram aplicativos terceiros, baixados em tablets, celulares e computadores, diretamente nas lojas da Apple e do Google. Devido a falhas de segurança, esses apps conseguiam acessar as informações de login.

“Esses aplicativos estavam presentes na Google Play Store e na App Store da Apple, e se passavam por ferramentas de edição de fotos, jogos, VPN e outros serviços”, diz o comunicado da Meta.

Foram identificados mais de 400 aplicativos maliciosos, cerca de 350 para sistema Android e o restante para iOS (do iPhone e iPad); 43% deles eram relacionados a fotografia.

Veja alguns exemplos:

– Editores de fotos, como aqueles para te “transformar em um desenho animado” e afins;

– VPNs para aumentar a velocidade de navegação ou dar acesso a sites bloqueados;

– Utilitários de telefone, como aplicativos par aumentar a luminosidade da lanterna;

De posse das informações, os criminosos poderiam roubar a conta do Facebook e obter mais dados pessoais da vítima, e até usar a conta para enviar mensagens enganosas aos amigos – por exemplo, pedir dinheiro ou fazer propaganda de lojas golpistas.

A Meta rapidamente informou a Apple e o Google sobre as falhas, e os aplicativos já foram removidos das lojas. Procurado por Tilt, o Facebook respondeu com uma postagem explicando o caso e dando dicas de segurança, no blog da empresa. 

LEIA TAMBÉM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Anúncio -spot_img
- Anúncio -spot_img
- Anúncio -spot_img

POPULARES