domingo, junho 22, 2025
InícioUncategorizedPapa Francisco nomeia 20 novos cardeais; dois são brasileiros

Papa Francisco nomeia 20 novos cardeais; dois são brasileiros

Dois arcebispos brasileiros, junto com outros 18, foram nomeados cardeais, neste sábado, pelo Papa Francisco, na Itália: o arcebispo Dom Leonardo Steiner, de Manaus, no Amazonas, e Dom Paulo Cezar Costa, arcebispo de Brasília.

A cerimônia do chamado Consistório foi transmitida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Na ocasião, diante de membros da igreja católica e demais autoridades, o Papa Francisco se dirigiu aos 20 novos cardeais e destacou a importância da humildade.

Os recém-nomeados passam integrar o Colégio de Cardeais, entidade de conselheiros e administradores do papa. Esse é o oitavo Consistório presidido pelo Papa Francisco. O Colégio de Cardeais é composto pelos religiosos que participam da eleição de novos papas, o conclave, e dos que podem ser eleitos. Para isso, não podem ter mais de 80 anos.

Antes de os novos cardeais lerem o juramento para exercer a nova missão, o Papa Francisco citou o nome de cada um dos empossados, incluindo o dos dois brasileiros.

Dom Leonardo Steiner tem quase 72 anos e nasceu em Forquilhinha, interior de Santa Catarina, e se tornou arcebispo de Manaus em 2020. Dom Paulo Cezar Costa tem 55 anos e nasceu em Valença, Rio de Janeiro. É arcebispo de Brasília, também desde 2020, e um dos mais novos a se tornarem cardeais.

Neste domingo, Dom Paulo Cezar vai presidir a missa no altar da tumba de São Pedro. Lá estão os restos mortais do primeiro Papa, no Vaticano.

LEIA TAMBÉM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Anúncio -spot_img
- Anúncio -spot_img
- Anúncio -spot_img

POPULARES